É o chefe de todos os ramos das forças armadas, incluindo o corpo de elite dos Guardas da Revolução.
Ali Khamenei ocupa um cargo de nomeação vitalícia e designa também o chefe do sistema judiciário e seis dos 12 membros do poderoso Conselho dos Guardiães da Constituição. Por via indirecta, é igualmente responsável pela nomeação dos restantes seis membros do conselho, que lhe são propostos pelo chefe dos juízes.
O guia supremo do Irão nomeia ainda os comandantes das forças armadas e confirma a validação, pelo Conselho dos Guardiães da Constituição, da eleição do Presidente.
Ahmadinejad, foi eleito pela primeira vez em 2005 depois de uma campanha populista em que prometeu distribuir a riqueza gerada pelo petróleo pelas classes mais desfavorecidas.
Adoptou uma postura de desafio perante o ocidente e Israel, classificando o holocausto nazi como um "mito" e ignorando as resoluções das Nações Unidas sobre o programa nuclear iraniano.
Internamente, Mahmud Ahmadinejad, é criticado por ter gerido mal a economia do Irão.
Conselho dos Guardiães da Constituição: Órgão constituído por 12 membros que detém o poder de interpretar a constituição do Irão e de avaliar os candidatos às principais eleições.
O Conselho dos Guardiães da Constituição é dominado pelos conservadores e leal ao guia supremo e tem agora, face ao movimento de contestação, a tarefa delicada de reexaminar os resultados das eleições de 12 de Junho.
No campo reformista:
É actualmente a figura catalisadora do movimento, constituído maioritariamente por jovens e estudantes, que contesta os resultados das eleições como bandeira do desejo de liberalização.
Moussavi foi um dos fundadores do Partido Islâmico que apoiou o ayatollah Komeini, fundador da República Islâmica, depois da fuga do Xá, foi nomeado primeiro-ministro em 1981, o ano a seguir ao início da guerra Irão-Iraque.
Grande ayatollah Hossein Ali Montazeri: Dissidente religioso que apelou para que os jovens se manifestem pacificamente.
Chegou a ser apontado como o sucessor de Khomeini, mas foi depois colocado em prisão domiciliária por criticar abertamente o regime, mantendo-se no entanto uma voz importante.
Enquanto Presidente tentou iniciar um processo de reforma, que foi bloqueado pelas autoridades religiosas.
Akbar Hachemi Rafsanjani, ex-Presidente da República Islâmica do Irão (1989-1997): Visto como um conservador pragmático, aproximou-se do campo reformista depois de derrotado por Ahmadinejad nas eleições presidenciais de 2005.
Rafsanjani mantém-se uma figura influente, sendo o chefe do Conselho de Discernimento, o principal órgão de arbitragem do Irão, mas manteve-se afastado do movimento de contestação aos resultados eleitorais. "
Visto as instalações do Colégio Espírito Santo se encontrarem encerradas amanhã, devido ao feriado, as eleições para o NERIUÉ vão se proceder através do formato de votação via sms!
Desta forma anunciamos que apenas existe uma lista (Lista B, composta por alunos do 1ºAno do curso).
Durante o dia de amanhã envie o seu voto pra o nº 91 749 947 3.

- Dia 10 de Junho de 2009 no Colégio Espírito Santo, irá realizar-se as eleições para a direcção, assembleia geral e conselho fiscal do Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais da Universidade de Évora.
- O período de votação será das 10 horas às 13horas, é necessário que levem os cartões de estudante.
Obrigada.
Além do PPE, vários líderes sociais-democratas e socialistas manifestaram o seu apoio ao antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, entre o quais José Sócrates, o primeiro-ministro espanhol José Zapatero e o líder britânico Gordon Brown.
No rescaldo das eleições europeias o PPE permanece como força política maioritária, com 267 deputados em 763. O novo Parlamento Europeu reúne e debate pela primeira vez entre os dias 13 e 16 de Julho e nessa altura deverá confirmar e anunciar o nome do presidente da União Europeia."
in Correio da Manhã,dia 8 de Junho de 2009
VC


Nas eleições para o PE realizadas a 27, os dados avançados pelos serviços da assembleia apontam para a mais elevada taxa de abstenção de sempre em eleições europeias (cerca de 56,6%), já que, num universo de aproximadamente 375 milhões de eleitores, apenas 161 milhões terão participado nas eleições.
Portugal teve uma taxa de participação ainda menor que a média da UE, "confirmando" uma tendência que se verifica desde 1989,(cerca de 36,5 % inferior à média comunitária -43,4%) data das primeiras eleições europeias realizadas em Portugal em simultâneo com os restantes Estados-membros.
As estimativas avançadas pelos serviços do Parlamento Europeu, Portugal regista a nona taxa de participação mais baixa entre os 27 Estados-membros, e a segunda pior desde a sua adesão à UE (apenas superior aos 35,5% de 1994), não contando com as eleições realizadas em 1987, apenas em Portugal e Espanha, quando a afluência às urnas atingiu os 72,42%.
adaptado dn online, dia 8 de Junho de 2009
VC
CNN Student News
Blogroll
Arquivos
- dezembro 2010 (1)
- novembro 2009 (1)
- outubro 2009 (2)
- setembro 2009 (3)
- junho 2009 (6)
- maio 2009 (1)
- abril 2009 (8)
- março 2009 (6)
- fevereiro 2009 (10)
- janeiro 2009 (2)
- dezembro 2008 (9)
- novembro 2008 (3)
- outubro 2008 (11)
- setembro 2008 (7)
- agosto 2008 (6)
- julho 2008 (7)
- junho 2008 (4)
Vida académica
- Universidade de Évora
- Associação Académica da Universidade de Évora
- Departamento de Economia da UÉvora
- Universidade Técnica de Lisboa
- Universidade Nova de Lisboa
- Universidade do Porto
- Universidade do Minho
- Universidade Coimbra
- NERI-Núcleo de Estudantes de RI do ISCSP
- NERIP - Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais do Porto
- NERIFE-Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais Faculdade de Economia(UC)
- CIPRIC-Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Relações Internacionais de Coimbra

Sobre nós
História do NERIUÉ
Pretendemos transformar o período de passagem dos estudantes pela vida académica num momento de aprendizagem dinâmica mais informal.
É uma mais valia para a licenciatura, que todos os estudantes de Relações Internacionais participem e colaborem com projectos e ideias.
Porquê Relações Internacionais?
Porque o mundo é de todos.