
VC
A ESN (Exchange Student Network) Uevora é a mais recente aposta do sector de RI e Erasmus da AAUE, tem como finalidade proporcionar o máximo de apoio aos alunos erasmus que nos chegam de vários países, atraves dos mais variados programas e iniciativas, unindo-se assim a uma rede estudantil europeia.
Brevemente serão publicadas mais informações sobre a mesma e será inaugurado um site onde será disponibilizada toda a informação.

UE' Spirito é um jornal produzido por alunos da Universidade de Évora e que pretende destacar os acontecimentos mais relevantes da vida académica eborense. Um blog com um novo espírito de divulgação da UEvora e muito mais..
http://uespirito.blogspot.com/
"Bissau, 11 mar (Lusa) - A comissão de inquérito judicial criada pelo governo da Guiné-Bissau para investigar os assassinatos do presidente Nino Vieira e do chefe das Forças Armadas começa nesta quarta-feira a trabalhar, disse o Procurador-Geral da República guineense, Luís Manuel Cabral.
"A comissão vai começar o trabalho hoje. Dentro de instantes vamos ter a reunião com a comissão toda e vamos dar orientações sobre como essa comissão deve fazer o trabalho", afirmou Luís Manuel Cabral aos jornalistas.(...)
A comissão de inquérito para investigar as mortes do presidente e do chefe das Forças Armadas foi criada pelo governo no último dia 2, mas só hoje inicia funções.
"Só numa semana de atraso, os presumíveis autores, percebendo que podem vir a ser julgados e condenados, podem já não estar no país e destruir vestígios", acrescentou o Procurador-Geral da República guineense.
Sobre um eventual apoio da comunidade internacional às investigações, Luís Manuel Cabral afirmou que "qualquer apoio é bem-vindo", frisando, contudo, que não cabe ao procurador-geral pedir esse apoio.
"O governo é o órgão que tem a legitimidade para pedir o apoio à comunidade internacional no sentido de mandar pessoas para virem ajudar esta comissão no inquérito", afirmou.(...)
Questionado sobre as razões que atrasaram o início das investigações, Luís Manuel Cabral afirmou que o governo criou a comissão, mas "o Ministério Público teve de esperar por todos os elementos que a compõem para arrancar com o trabalho".
"Esta comissão é uma comissão heterogénea, de acordo com o comunicado do governo é uma comissão que tem como elementos o Ministério Público, a Polícia Judiciária e do Tribunal Superior Militar", lembrou.
"Tendo conhecimento do comunicado do governo, entendi que havia necessidade de expedir um ofício, pedindo às diferentes instituições que compõem esta comissão de inquérito a mandarem os nomes para integrarem essa comissão", explicou Luís Manuel Cabral.
"Eu recebi da parte do ministro da Justiça, no dia 4 de março, um ofício que dava conta dos elementos da PJ que iriam integrar esta comissão e no dia 6 recebi um ofício do Tribunal Militar Superior que dá conta da indigitação de dois militares que vão integrar", disse.
Foi criada também uma comissão militar para investigar o assassinato do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, Tagmé Na Waié, que tinha dez dias desde a morte do general para apresentar um relatório, prazo que termina hoje.
O presidente Nino Vieira foi assassinado por militares durante um ataque à sua residência, no dia 2 deste mês, horas depois de um atentado à bomba ter matado o general Tagmé Na Waié."
in UOL Notícias, 11 de Março de 2009
VC
"SEUL (Reuters) - Norte-coreanos votaram neste domingo em eleições cuidadosamente controladas que, segundo analistas, ajudarão a escolher um sucessor de Kim Jong-il para liderar o país nas negociações com Washington relacionadas ao seu programa nuclear.
A agência de notícias sul-coreana Yonhap divulgou que Kim, que teria sofrido um derrame cerebral em Agosto passado, nomeou seu terceiro e mais novo filho, Kim Jong-un, como sucessor.
Citando fontes não-identificadas, a agência informou que Kim Jong-un estava concorrendo nas eleições parlamentares.
Em viagem à Coreia do Sul no mês passado, a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, chamou a Coreia do Norte de opressora, mas ofereceu ajuda e um tratado de paz se Pyongyang desistir dos esforços para construir um arsenal atómico, o qual representa um dos maiores riscos à segurança do norte da Ásia.
Educado na Suíça, acredita-se que Jong-un tenha cerca de 26 anos. O primogénito de Kim, Jong-nam, vive principalmente no exterior e não tem contato com a família, enquanto o segundo filho parece carecer da ambição, inteligência e crueldade de Jong-un, disseram fontes.
Norte-coreanos, segundo a lei, são obrigados a votar para a assembleia. Pesquisas eleitorais anteriores revelaram quase 100 por cento de apoio aos candidatos aprovados pelos líderes de Pyongyang. As eleições costumam realinhar a hierarquia do Estado.
Os resultados da votação devem ser divulgados na segunda-feira.
A eleição da 12ª sessão da assembleia, que terá um mandato de cinco anos, foi inicialmente programada para Agosto, mas teve que ser adiada após Kim Jong-il ter adoecido."
(Por Angela Moon)
in UOL Notícias, 8 de Março de 2009
VC
CNN Student News
Blogroll
Arquivos
- dezembro 2010 (1)
- novembro 2009 (1)
- outubro 2009 (2)
- setembro 2009 (3)
- junho 2009 (6)
- maio 2009 (1)
- abril 2009 (8)
- março 2009 (6)
- fevereiro 2009 (10)
- janeiro 2009 (2)
- dezembro 2008 (9)
- novembro 2008 (3)
- outubro 2008 (11)
- setembro 2008 (7)
- agosto 2008 (6)
- julho 2008 (7)
- junho 2008 (4)
Vida académica
- Universidade de Évora
- Associação Académica da Universidade de Évora
- Departamento de Economia da UÉvora
- Universidade Técnica de Lisboa
- Universidade Nova de Lisboa
- Universidade do Porto
- Universidade do Minho
- Universidade Coimbra
- NERI-Núcleo de Estudantes de RI do ISCSP
- NERIP - Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais do Porto
- NERIFE-Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais Faculdade de Economia(UC)
- CIPRIC-Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Relações Internacionais de Coimbra

Sobre nós
História do NERIUÉ
Pretendemos transformar o período de passagem dos estudantes pela vida académica num momento de aprendizagem dinâmica mais informal.
É uma mais valia para a licenciatura, que todos os estudantes de Relações Internacionais participem e colaborem com projectos e ideias.
Porquê Relações Internacionais?
Porque o mundo é de todos.